terça-feira, 17 de janeiro de 2017

As Vantagens de Ser Invisível e suas reflexões


Oi oi gente!

As Vantagens de Ser Invisível pode ser considerado sem dúvida o meu livro e um dos meus filmes favoritos, a história me toca de uma maneira muito intensa até hoje. Descobri ele por acaso uma vez que estava procurando alguma coisa para assistir, já nesse meu primeiro contato eu quase me afoguei nas minhas próprias lágrimas quando o filme acabou, não contente com tudo aquilo eu fui pesquisar mais sobre a trama na internet e descobri que era baseado em um livro do Stephen Chbosky, não perdi tempo, baixei a versão PDF e li em dois dias, mais lágrimas.


Na época que o filme foi lançado, em 2012, eu estava passando pela adolescência, que quase sempre com todo mundo é uma fase bastante difícil. Eu entendia como o Charlie se sentia, porque tinha os mesmos medos e dúvidas dele, me sentia tão sozinha quanto o personagem. Acho que até hoje. Li o livro duas vezes e já perdi as contas de quantos vezes assisti o filme, toda vez eu choro. 

"Sei que as coisas pioram antes de melhorarem porque é o que diz meu psiquiatra, mas esta fase pior está grande demais para mim"

As Vantagens de Ser Invisível marcou a minha vida de uma maneira que só quem tem algum filme/livro que se sente assim, pode me entender. Além de toda identificação com o protagonista, tive a oportunidade de fazer muitas reflexões

Imagem relacionada

A frase "Nós aceitamos o amor que achamos merecer" me fez questionar muitas coisas. Quando Charlie fez a pergunta para seu professor ele queria entender porque Sam se diminuía tanto em relação ao seu namorado, ele não entendia porque alguém tão maravilhosa quanto ela (aos olhos dele) estava com "aquele cara". A resposta do professor é simples, mas profunda. Quantas vezes a gente, mesmo sem querer, ficou com alguém que não nos tratasse tão bem assim porque pensávamos que não acharíamos nada melhor que aquilo ou que deveríamos ser agradecidos por alguém "gostar" da gente? Acredito que pelo menos uma vez na vida todo mundo pensou assim.

Resultado de imagem para as vantagens de ser invisível frases

O livro/filme nos ensina também sobre sermos nós mesmos, afinal Charlie e seus amigos são todos bem diferentes do resto do pessoal da escola, o que não significa que isso não seja bom, cada um tem sua própria peculiaridade o que os torna pessoas lindas.

"Eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas."

Você nunca deveria deixar de ser quem você é para agradar as outras pessoas, porque sempre vai ter alguém que não vai gostar de você, nunca se pode agradar todo mundo. O seu modo de ser conquistará as pessoas que pensam e agem parecido, é assim que se encontra amigos com os quais você realmente se sinta a vontade.


Algo muito legal também é a amizade que é construída entres os personagens, te faz querer ser parte daquele mundo, te mostra que você nunca realmente estará sozinho porque sempre vão existir pessoas dispostas a te conhecer e te acolher.

“Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas. E essa era ótima.”

Pontos que também tem destaque na história são homossexualidade, bullying, depressão, suicídio, aborto e família.
Sobre a homossexualidade, vemos como é difícil e doloroso para Patrick ter que esconder das outras pessoas o que ele é, e o relacionamento com alguém que ele gosta de verdade.

Resultado de imagem para as vantagens de ser invisível frases

Depois de tudo isso nós ainda podíamos ver que Charlie se sentia otimista em relação ao futuro e que nós também deveríamos nos sentir assim.

“Já se sentiu muito mal, depois tudo passar e você não saber por quê? Eu tento me lembrar, quando me sinto ótimo como agora, que haverá outra semana terrível algum dia, então procuro guardar o maior número de detalhes que posso, e assim, na próxima semana terrível, vou poder lembrar esses detalhes e acreditar que vou me sentir bem novamente. Não funciona muito, mas acho muito importante tentar.”


Bom, é isso. Espero que tenham gostado, pretendo fazer outros posts assim. E se você nunca assistiu ou leu a história faça um favor a si mesmo, tenho certeza que só vai tirar coisas boas disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incentive o blog! Comente o post com sua opinião ou sugestão, todos os comentários são bem-vindos, exceto os ofensivos. Deixe seu link caso você também tenha um espaço. Muito obrigada!